Entenda por que você precisa ser achado no Google

As pessoas estão pesquisando qualquer tipo de coisa diretamente relacionada a você ou a seu trabalho. O que elas têm acesso além de fotos e legendas breves nas redes sociais? Já parou pra pensar sobre isso?

Com o declínio dos jornais impressos, a maioria dos profissionais de notícia migrou para o jornalismo online. Isso porque a otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO) aumenta a visibilidade de uma pessoa, marca ou produto, além de direcionar tráfego (visitantes) para o site.

Mas o que é SEO?

SEO é um processo de otimização com o objetivo de melhorar a classificação do site nos resultados de pesquisa e obter mais tráfego orgânico (não pago).

Em outras palavras, são todas as ações que você ou a sua equipe realiza para fazer o Google considerar o site uma fonte de qualidade e classificá-lo em uma posição superior para as consultas de pesquisa no Google.

Na verdade, o SEO pode e deve envolver outras disciplinas do marketing digital, incluindo: conteúdo, branding, relações públicas, experiência do usuário etc.

Isso representa ainda mais oportunidades de se conectar com essas pessoas e ajudar a responder suas perguntas, resolver seus problemas e se tornar um recurso confiável para eles.

1) Blogs criam oportunidades para links internos

Não há dúvida de que links externos de sites confiáveis ​​de alto escalão podem melhorar seu SEO, mas você sabia que links internos também são importantes?

Os links internos ajudam seus posts individuais e outras páginas a se classificarem melhor nas SERPs. Esses links internos e o texto âncora relevante formam um roteiro para o Google, facilitando a compreensão da “imagem completa” do que você faz, de seus serviços e de suas ofertas.

Sua home page é provavelmente a página que recebe mais tráfego e é provavelmente a melhor classificação em termos de palavras-chave direcionadas. Se você deseja compartilhar parte dessa confiança e autoridade com suas outras páginas, precisará de uma coleção saudável de links entre as páginas internas.

Isso não significa que você precisa criar um link para todas as páginas. Você pode criar links internos para o conteúdo importante ou sempre que um link for relevante ou valioso para o seu público.

A vinculação interna não melhora apenas o SEO. Também ajuda a melhorar a experiência do usuário, tornando seu site mais fácil de navegar. Use links no conteúdo do corpo do seu blog para levar os visitantes a seus outros posts. Um rodapé também é um lugar valioso para criar links para outras postagens de blog ou páginas do seu site.

2) Os blogs podem produzir compartilhamentos de mídia social e backlinks

Os benefícios do blog de compartilhamentos de mídia social estão se tornando cada vez mais importantes em termos de SEO. Redes de mídia social como o Facebook já estão competindo com os motores de busca em alguns mercados.

Você sabe que os tweets aparecem na pesquisa do Google, o que é um benefício do Twitter para pequenas empresas . O Facebook melhorou a indexação nos últimos anos e está emergindo como uma plataforma competitiva para pesquisa local. A mídia social também é usada para engajamento de negócios, então faz sentido que gerar compartilhamentos nessas plataformas como Twitter, Facebook e LinkedIn aumentará seu tráfego de entrada.

Publicar blogs e compartilhá-los em sua conta de mídia social ajudará você a alcançar um público mais amplo, ao mesmo tempo que aciona sinais de busca. Não termina aí!

Incorporar um plugin de compartilhamento social ao design do seu site gera compartilhamentos diretamente dos usuários em suas postagens. Isso expande continuamente seu alcance, alavancando as redes de seu próprio público. (Certifique-se de sempre promover seu conteúdo por meio das mídias sociais para obter mais tráfego para seu site.)

Postagens de blog de alta qualidade e formato mais longo geram backlinks de fontes tradicionais, como outros blogs, fóruns e sites de interesse especial. Quanto mais sites de alta qualidade vinculam ao seu conteúdo, mais popular e importante ele se torna para o Google.

O edifício da ligação é fundamental para aumentar a classificação do seu site. Portanto, faz sentido que os benefícios de SEO do blog incluam mais backlinking e melhor classificação nas SERPs.

3) Mais conteúdo significa mais indexação

Os benefícios dos blogs para SEO podem ser observados na maneira como os mecanismos de pesquisa como o Google e o Bing rastreiam sua página à medida que ela cresce. Quanto mais páginas você tiver, maiores serão as chances de esses mecanismos de pesquisa descobrirem suas palavras-chave específicas e começarem a indexar seu site.

A qualidade do conteúdo é importante! Algoritmos modernos procuram páginas ricas em conteúdo e fáceis de ler. Os mecanismos de pesquisa e compartilhamento social preferem conteúdo de formato longo. Investir em um conteúdo bom, perene e profundo com mais de 2.000 palavras resulta em maior impacto para o seu negócio.

Conforme você expande seu site com postagens de blog, naturalmente aumenta suas classificações de pesquisa, fornecendo conteúdo novo para o Google. Quanto mais conteúdo você tiver categorizado por tópico e estruturado por postagens de blog individuais, mais fácil será para os mecanismos de pesquisa rastrear.

Na verdade, sites com blogs têm 434% de páginas indexadas . Os mecanismos de pesquisa consideram os sites com mais conteúdo mais úteis e dão preferência a esses sites (também conhecida como classificação mais alta). Assim, o blog é uma maneira simples de aumentar a visibilidade da pesquisa.

4) O blog permite que você expanda suas palavras-chave direcionadas

O conteúdo da página principal, como as páginas de destino, páginas sobre e até mesmo páginas de produtos ou serviços, podem ser limitantes em termos de densidade e variedade de palavras-chave.

A saturação excessiva de suas páginas com palavras-chave pode ser prejudicial para a sua classificação de pesquisa. Os blogs oferecem uma maneira importante de aumentar o número de vezes que você pode usar suas palavras-chave principais.

Os blogs regulares também permitem que você comece a direcionar mais palavras-chave secundárias que expandem o alcance de seu público por meio da presença de pesquisa.

Isso permite uma quantidade significativa de criatividade, o que pode ajudar enquanto você tenta manter seu conteúdo atualizado e original. Você não apenas conseguirá atingir as palavras-chave mais competitivas em seu nicho, mas também escrever blogs sobre tópicos que complementam seu público-alvo. Isso pode significar engajar-se com públicos-alvo de nicho que, de outra forma, você não teria percebido.

5) Blogar aumenta o engajamento

Os blogs de alta qualidade não tratam apenas de gerar links, compartilhamentos e oportunidades de classificação para suas palavras-chave. O blog de SEO ajuda a trazer tráfego para sua página, mas é o engajamento real e o tempo gasto em suas páginas da web que geram leads e aumentam a posição de sua marca.

A duração média da sessão, ou o tempo que os leitores passam em sua página, pode ter um impacto positivo em sua classificação de SEO. É por isso que às vezes você verá sites relativamente novos com altas classificações de pesquisa. É tudo uma questão de engajamento e quão ativa sua página é.

 

Se você criar conteúdo de qualidade que atrai e retém os visitantes do site, estará em uma posição melhor para subir nas classificações de pesquisa e aproveitar os benefícios do aumento do tráfego e da exposição da marca.

Blog para mais do que apenas um impulso de SEO

Compreender a relação entre os benefícios do blog e do SEO é apenas o primeiro passo.

O resultado final é que publicar blogs sempre beneficiará seu SEO, desde que você esteja fazendo isso da maneira certa . O truque é não cair na armadilha de apenas ver os blogs por seu valor em termos de marketing de busca. Os blogs são uma maneira de:

  • envolver diretamente seu público;
  • criar discussões e obter feedback por meio de comentários;
  • lançar produtos, competições ou pesquisas;
  • torne seu site mais interativo;
  • atrair seu cliente ideal;
  • Aumente sua autoridade e influência.

Todo blog deve agregar valor ao seu público, e você nem sempre precisa vender algo.

Compartilhar dicas e estratégias que atendam às necessidades de seu mercado pode ser uma ótima maneira de construir relacionamento e começar a cimentar sua autoridade dentro de seu nicho. Avaliações de produtos, estudos de caso e até comentários de notícias relevantes são outras ideias para blogs que permitirão que você atinja um público amplo.

Se você ainda não está blogando, está basicamente sufocando o crescimento de sua própria marca. Começar é simples e ajuda se você tiver paixão pelo seu setor e pelo seu trabalho.

Esses benefícios de SEO para blogs mostram que compartilhar suas ideias e experiência compensa no longo prazo, tanto para o seu negócio quanto para as pessoas que você está tentando ajudar. O blog é uma forma de marketing de conteúdo que oferece muitos benefícios, SEO e outros!

Antes de começar a fazer um blog, você pode desenvolver algumas metas para determinar seu conteúdo. Depois de blogar por um tempo, não se esqueça de medir seus resultados para ajustar sua estratégia conforme necessário.