“Copywriting é um negócio emocional. Todos nós sabemos que as pessoas compram coisas por razões emocionais… não lógicas.” James Woodburn
“Será que eu preciso de copywriting?”
“Copywriting é útil para meu negócio?”
Se você está tentando vender produtos ou serviços, seja um trabalhador informal, microempreendedor individual ou grande empresa, você precisa de copywriting.
É que uma boa copy transforma produtos em respostas emocionais dos clientes.
Afinal, o que é copywriting?
Copywriting é a arte e a ciência de criar conteúdo persuasivo, informativo e interessante para aumentar a conscientização de um produto ou serviço.
Isso inclui influenciar o usuário a agir, como comprar um produto ou se inscrever em um curso, por exemplo.
Pense no copywriting como o seu melhor vendedor.
Eu te garanto que não é modinha de momento.
A primeira copy foi escrita em 1477 com penas embebidas em tinta.
O objetivo era vender livros de orações.
A técnica de escrever para vender se popularizou com a chegada das máquinas de impressão.
Junto com a criação dos jornais, veio a primeira publicidade jornalística, que emergiu por volta de 1800.
Dessa forma, a copy evoluiu para algo como notícias – claro, informativas, fornecendo um argumento estruturado do produto que estava promovendo.
Os objetivos de copywriting tradicionais e modernos se resumem a criar uma história convincente.
Ao elaborar uma copy, o mais importante é:
- entender quem é o público;
- fazer incansáveis pesquisas;
- descobrir quais os pontos de dor;
- saber o que o público está tentando alcançar;
- encontrar possíveis objeções de compra;
- trabalhar com essas objeções para convertê-las;
- ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos.
Usar as palavras certas de gatilho emocional é essencial para levá-las a tomar a ação desejada.
O que é copywriting SEO?
Copywriting SEO é sobre como escrever uma copy que dê prioridade às palavras-chave específicas.
Por exemplo, se você precisa redigir uma página de vendas para atrair tráfego do Google, tem de saber escolher a palavra-chave ideal para ranquear bem no buscador.
7 habilidades do copywriter
- Escrever corretamente;
- Entender as necessidades humanas;
- Saber pesquisar nas fontes certas;
- Ter pensamento criativo;
- Ter pensamento analítico;
- Ter pensamento visual;
- Conhecer estratégias de marketing.
Primeiro, uma equipe de marketing leva tempo suficiente para elaborar uma estratégia de marketing vencedora.
Em seguida, é entregue a um copywriter experiente que reserva tempo, realiza pesquisas aprofundadas e reúne todas as informações necessárias para ajustar a mensagem geral da estratégia.
Graças a isso, todos os seus materiais de marketing terão as informações certas, o tom de voz correto, usarão as palavras mais persuasivas e alcançarão o máximo impacto sobre o público-alvo mais amplo possível.
Contrate um Copywriter Profissional
As pessoas geralmente pensam que copywriting é moleza, que podem fazer isso sozinhas.
O resultado é desastroso:
a copy não convence ninguém,
é carregada de erros ortográficos
e não tem estratégia.
Um copywriter profissional é especialista e ajudará você a divulgar sua mensagem da maneira mais relevante, com resultados garantidos.